1. Identificação | |
Tipo de Referência | Relatório (Report) |
Site | mtc-m21c.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34R/446T7R5 |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21c/2021/02.15.13.35 |
Última Atualização | 2021:02.15.13.37.58 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21c/2021/02.15.13.35.40 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:07.08.20.06.08 (UTC) administrator |
Chave de Citação | ArrudaMontAnaz:2020:AnElEs |
Título | Os movimentos do Vale: análise dos elementos estruturantes da mobilidade na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) |
Ano | 2020 |
Data de Acesso | 01 maio 2024 |
Tipo | RPQ |
Número de Páginas | 67 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 987 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | 1 Arruda, Susana Beatriz 2 Monteiro, Antônio Miguel Vieira 3 Anazawa, Tathiane Mayumi |
Identificador de Curriculo | 1 2 8JMKD3MGP5W/3C9JGJN |
Grupo | 1 2 DIDPI-CGOBT-INPE-MCTIC-GOV-BR 3 CGOBT-CGOBT-INPE-MCTIC-GOV-BR |
Afiliação | 1 Faculdade de Tecnologia (FATEC) 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 susana.arruda@fatec.sp.gov.br 2 miguel.monteiro@inpe.br 3 tathiane.anazawa@inpe.br |
Endereço de e-Mail | susana.arruda@fatec.sp.gov.br |
Instituição | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais |
Cidade | São José dos Campos |
Edição | 1a. |
Histórico (UTC) | 2021-02-15 13:37:59 :: simone :: -> 2020 2021-02-15 13:43:39 :: simone -> administrator :: 2020 2021-12-31 15:51:09 :: administrator -> simone :: 2020 2021-12-31 15:55:31 :: simone -> administrator :: 2020 2022-07-08 20:06:08 :: administrator -> simone :: 2020 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | mobilidade tipologias região metropolitana |
Resumo | A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) é constituída historicamente por movimentos desde seus povos originários, os tropeiros, os primeiros núcleos urbanos, os movimentos proporcionados pelo ciclo do ouro (século XVIII) e ciclo do café (século XIX), intensificados pelo processo de industrialização (século XX). Atualmente a RMVPLN é constituída por movimentos migratórios, movimentos relacionados à serviços, à materiais, além de movimentos relacionados ao turismo e lazer. E são esses movimentos, passados e presentes que circulam entre os territórios metropolitanos do Vale. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar os elementos estruturantes da mobilidade na RMVPLN e as principais densidades organizacionais de seus sistemas de fixos e fluxos que juntos revelam a mobilidade e imobilidade urbana em diferentes territórios. A proposta metodológica da pesquisa foi baseada em pesquisa bibliográfica para o estudo da mobilidade, definição das categorias e institucionalidades de seus elementos estruturantes, o levantamento de dados secundários das instituições oficiais como o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A (EMPLASA), os Planos Diretores (PD) e Planos Diretores de Turismo (PDT) da RMVPLN, Catálogo de Imagens da Divisão De Geração De Imagens (DGI) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), United States Geological Survey (USGS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wikiloc Trilhas pelo Mundo e Instituto Estrada Real (IER). O processamento dos dados das três principais categorias dos elementos estruturantes da pesquisa foi realizado com o auxílio de Sistema de Informações Geográficas (SIG), desse modo foram utilizados os softwares QGIS e o SPRING (DPI / INPE). O resultado da pesquisa se apresenta com uma série de mapeamentos que descrevem as três principais categorias dos elementos estruturantes (malha viária básica, secundária resultados preliminares , e alternativa) e revela a fluidez territorial que detém diferentes origens e destinos, provocando a compreensão de que a fluidez da mobilidade urbana é muito mais complexa na metrópole do que os dados das instituições oficiais apresentam, neste sentido a contribuição desta pesquisa está na relevância em auxiliar decisões estratégicas para a implementação de políticas públicas relacionadas a mobilidade urbana 2 que atendam diferentes demandas socioespaciais e possam gradativamente integrar diferentes instrumentos de planejamento territorial. |
Área | SRE |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > DIDPI > Os movimentos do... |
Arranjo 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > CGOBT > Os movimentos do... |
Arranjo 3 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2020 > Os movimentos do... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
|
4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/446T7R5 |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/446T7R5 |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | PIBIC - Susana Beatriz de Arruda - Relatório Final...pdf |
Grupo de Usuários | simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Edição Posterior | sid.inpe.br/mtc-m21d/2021/12.31.15.47 |
Repositório Espelho | urlib.net/www/2017/11.22.19.04.03 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3EQCCU5 8JMKD3MGPCW/3EU2H28 8JMKD3MGPDW34P/478H8GS |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.43 2 sid.inpe.br/bibdigital@80/2006/04.07.15.50.13 2 sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.40.32 1 |
Acervo Hospedeiro | urlib.net/www/2017/11.22.19.04 |
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6. Notas | |
Notas | Bolsa PIBIC/INPE/CNPq. |
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7. Controle da descrição | |
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